Cabelo verde após banho do piscina? E agora? Como tirar?

Sumário

Um lindo dia de verão, sol, calor, piscina… um mergulho parece uma ótima ideia! Mas logo vem a tragédia: o cabelo ficou verde. Se essa cena lhe parece familiar, não se desespere e leia este texto. 

Por que o cabelo tende a ficar verde depois de um banho de piscina?

Na sabedoria popular, diz-se que o culpado é o cloro. O cloro presente na água de algumas piscinas possui um pH bastante alcalino. Isso faz com que as cutículas do fio de cabelo se abram. Neste momento, entra em jogo o sulfato de cobre, um mineral que também é associado ao tratamento da água para eliminar principalmente algas. É o sulfato de cobre que tem a coloraçãoo verde. 

Com as cutículas abertas pelo cloro, o cobre penetra nos fios e se deposita neles, deixando o aspecto esverdeado tão desagradável. Portanto, nosso maior vilão e culpado é este desconhecido: o sulfato de cobre.

Esse efeito indesejado ocorre em todas as cores de cabelo, mas é mais visível em loiros, naturais ou artificiais, e também em mechas. Cabelos quimicamente agredidos possuem as fibras mais danificadas e costumam sofrer mais. Além disso, o cabelo perde o brilho e a maleabilidade, devido ao pH alcalino do cloro.

Como evitar que meu cabelo fique verde?

Seguindo estas recomendações conseguimos reduzir a chance de danificar os fios:

  • se a química ou descolorante foi realizado recentemente, a orientação é não mergulhar os cabelos em piscinas por 15 dias
  • Molhar os cabelos em uma ducha de água doce antes do mergulho também é recomendado, pois os fios absorvem esta água livre dos produtos de tratamento antes. 
  • Lava-los com água corrente logo que sair da piscina
  • Aplicar um óleo ou máscara hidratante antes de entrar na piscina para proteger o fio 
  • Manter seu cabelo sempre hidratado e tratado. Um fio saudável é menos poroso e absorve menos o sulfato de cobre

Como reverter os ficos que já ficaram coloridos de verde?

Agora já é tarde: o esverdeado é uma realidade! O que fazer? Assumir o novo tom? Calma! Existem algumas maneirar de remediar o dano. 

Nessas horas, o melhor aliado que temos é o cabeleireiro. Existem produtos apropriados, que são soluções quelantes de metais, com pH ácido, capazes de remover as substâncias que dão o tom verde. O produto é aplicado no cabelo molhado e deixado por uns 10 a 15 minutos, enquanto a espuma vai saindo verdinha. O ideal é realizar uma hidrataçãoo na sequência, pois depois de todas essas interações químicas, os fios ficam bastante maltratados.

Também existem inúmeras receitas caseiras para nossas madeixas verdes. 

Dicas populares como banhos de leite, vinagre de maçã, suco de limão ou de tomate, comprimidos de aspirina esmagados… todas possuem o mesmo princípio. São substâncias ácidas, que fecham as cutículas. A receita consiste em aplicar um shampoo antiresíduos e, em seguida, encharque os cabelos com uma destas opções. Deixar agir por pelo menos 15 minutos e depois enxaguar completamente.

Cuidado com o uso do limão: quando exposto na luz solar causa queimaduras! Certifique-se que foi muito bem enxaguado antes de voltar para o sol. 

E o shampoo roxo? Infelizmente não funciona neste caso. Ele não neutraliza a coloração verde.

Veja mais dicas
plugins premium WordPress